Grupo União Contábil

5 passos para gestão financeira de pequenas e médias empresas.

  • Home
  • 5 passos para gestão financeira de pequenas e médias empresas.

5 passos para gestão financeira de pequenas e médias empresas.

março 24, 2023 Grupo União Comments Off
Confira como realizar a gestão financeira de pequenas e médias empresas através de 5 passos criados pelo Grupo União.

Gestão financeira para pequenas e médias empresas: qual a importância?

A gestão financeira é um dos pilares para o bom funcionamento de uma empresa e se engana aquele que pensa na importância desse controle apenas quando se trata de grandes companhias. A gerência de contabilidade de pequenas e médias empresas é tão relevante quanto a de estabelecimentos considerados de grande porte. 

O Grupo União criou esse artigo com o objetivo de expor em 5 passos para te ajudar a compreender e aplicar a gestão financeira em pequenas e médias empresas. Continue lendo para saber mais.

Gestão financeira através de controle fiscal

O controle fiscal na gestão financeira de pequenas e médias empresas é o primeiro passo para que se tenha êxito com a administração de contabilidade do estabelecimento, seja ele físico ou digital. O Governo Federal possui um fluxograma de Marcos de Controle Fiscal, onde é possível observar as estratégias de gestão financeira necessárias para o bom funcionamento da estrutura fiscal de uma empresa.

O documento é dividido em seis partes que contém instruções de ação para controle de finanças. Entre os marcos, pode-se citar a “Estratégia Estabelecida”, que diz respeito à formalização de tomadas de decisões que estejam em conformidade com os objetivos da empresa. 

Outro marco é denominado como “Estrutura Abrangente”, estando este atrelado ao registro e documentação de transações e impostos do estabelecimento.
Atender aos Marcos de Controle fiscal é, sem dúvidas, uma forma de realizar gestão financeira sob à luz da legalidade e da transparência de informações vitais para o funcionamento de pequenas e médias empresas.

Para que essas exigências fiscais sejam atendidas de maneira regular, é importante que se tenha uma equipe preparada e responsável pela adequação e organização de documentos financeiros. Isso leva ao segundo passo a ser tomado, que é a assessoria contábil para gestão financeira.

Assessoria contábil para gestão financeira: uma forma de controle eficiente

Por mais experientes que donos de empresas sejam na gestão de seus próprios negócios, por muitas vezes a assessoria contábil é uma solução e a alternativa para se evitar o sobrecarregamento de pessoal, além de ser uma ferramenta de grande utilidade  para que exista o controle e organização de informações financeiras, tanto no sentido das obrigações fiscais a cumprir quanto das oportunidades de crescimento de capital da empresa através da criação de históricos e relatórios periodicamente. 

Além disso, a contratação de assessoria contábil funciona como um órgão de inspeção eficiente no monitoramento e detalhamento de erros e possíveis soluções, uma vez que a equipe responsável por isso é preparada para agir de forma técnica e imparcial. 

Fornecimento de assessoria trabalhista para boa gestão financeira

O terceiro passo a ser seguido para uma boa gestão das finanças de pequenas e médias empresas é a assessoria trabalhista. Embora, ainda hoje, este seja um ponto pouco discutido por parte de muitas companhias, a assessoria trabalhista não deve ser entendida como um gasto e sim como uma forma de gerir riscos e evitar que algum tipo de ônus recaia sobre a organização financeira do estabelecimento. 

Além disso, o direito dos trabalhadores é assegurado por um conjunto de leis que podem ser melhor compreendidas e absorvidas quando se tem uma assessoria responsável por administrar relações trabalhistas da empresa. A legalidade das ações leva ao quarto passo.

Uma boa gestão financeira requer agir sob a lei

Para que isso seja realizado de forma plena, é preciso que a empresa esteja muito bem preparada e ciente dos direitos e deveres de pessoas jurídicas perante a lei. Assim, documentações como contratos, acordos e atas devem passar por controle rígido e frequente a fim de se evitar problemas futuros com a legislação fiscal e trabalhista. 

Controle fiscal através da emissão de certidões

O controle de gestão financeira de uma empresa depende muito da comprovação de informações e essa ação tem a ver com o quinto passo. Uma das maneiras de afirmar o compromisso fiscal da companhia é através da emissão de certidões, como a Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União, que foi elaborada pelo Governo Federal com o objetivo de comprovar a situação livre de débitos das empresas. Se você está pronto para aplicar os 5 passos para gestão financeira na sua empresa, confira como o Grupo União pode te ajudar.